Duplicação entre Guarapuava e Palmeirinha, com pavimento de concreto, começa a ser implementada
Trecho inicial é de aproximadamente 12 quilômetros, previsto para ser concluído em 1 ano
12/01/2025
O trecho da PR-466 que liga o perímetro urbano de Guarapuava ao distrito de Palmeirinha, sentido Norte do Paraná, começou a ser duplicado neste fim de semana, com aplicação de concreto sobre as duas pistas – tecnologia que vem sendo aplicada em várias regiões do Estado.
Os trabalhos estão sob a responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).
Este primeiro segmento é considerado experimental, com ensaios e análises confirmando as soluções previstas em projeto, daí sendo aplicadas ao longo da obra, que tem 11,52 quilômetros de extensão.
Outros serviços da duplicação estão avançando, com mais da metade da terraplenagem prevista na obra já executada, com movimentação de terra, como cortes, aterros e compactação, preparando o terreno para receber a plataforma da nova pista de pavimento rígido de concreto.
Neste momento também são executados os dispositivos de drenagem profunda de águas do trecho, e construída uma nova galeria celular de concreto.
Outro aspecto da obra que está adiantado é a construção da nova ponte sobre o Rio Coutinho, com a fabricação de vigas pré-moldadas de concreto que futuramente serão lançadas sobre os pilares da estrutura.
CONCRETO
Nos próximos meses serão iniciados os serviços de whitetopping da pista atual, em que o pavimento asfáltico recebe melhorias e é utilizado como base para execução de uma nova camada de pavimento rígido de concreto.
A obre prevê ainda a implantação de três retornos duplos do tipo “U”, passeios com piso tátil, nova sinalização vertical e horizontal, defensas metálicas e abrigos nas paradas de ônibus, além de melhoria da geometria de curvas e também nos acessos a lotes lindeiros, entre outros serviços.
O investimento é de R$ 118.000.000,00, com previsão de conclusão em fevereiro de 2026. Os serviços começaram em setembro passado.
PITANGA
O DER/PR conta com outras duas iniciativas semelhantes de duplicação em concreto e whitetopping da PRC-466.
Entre Palmeirinha e Turvo a licitação está quase concluída, com assinatura de contrato devendo ser realizada em breve, um investimento de R$ 293.750.000,00. E de Turvo a Pitanga está marcada a sessão de disputa da licitação para o final do mês, dia 27 de janeiro.
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