Política

Janaína, a um passo de ser a vice de Celso Góes

05/06/2024

A biomédica Janaína Naumann (Republicanos) só não será a vice do prefeito Celso Góes (Cidadania) se não quiser. Com a desistência do engenheiro Halmuth Brandtner, o “Alemão da SURG”, todos os caminhos ficaram aplainados para Janaína, que é o nome predileto de Celso Góes. Ninguém se preparou tanto para isso, quanto ela.

JOGANDO O JOGO

O atual vice-prefeito, Samuel Ribas de Abreu (União Brasil), ficou no caminho e o grupo do deputado estadual Artagão de Mattos Leão (PSD) se diluiu, restando-lhe buscar fôlego no governador Ratinho Junior – que está distante do processo sucessório em Guarapuava – e numa frágil pré-candidatura do advogado Vitor Hugo Burko. Por sua vez, Janaína jogou o jogo que foi construído para ela, e por ela, ao lado de Celso Góes.

SENSO DE GRUPO

Janaína só seria seriamente ameaçada pelo Alemão da SURG, que representa um jogo maior. Halmuth traz o rescaldo (ainda presente) na Administração Cesar Silvestri Filho e o debate sobre uma Guarapuava desenvolvimentista em bases amplas e reais. Mas o Alemão entendeu que Celso Góes precisa de espaço para construir sua chapa compondo com outros grupos, e que pode continuar contribuindo com o município como profissional da engenharia especializado em desenvolvimento urbano ou mesmo em cargos públicos. Isto também é estar dentro da política.

DECISÃO DE CONSENSO

Antes de se reunir com Celso Góes, Halmuth Brandtner conversou com o ex-prefeito Cesar Silvestri Filho. A decisão de abrir mão da pré-candidatura foi consensual.

REPERCUSSÃO POSITIVA

O voto contrário de Cristina Silvestri à privatização do ensino público, proposto pelo governador Ratinho Junior, rendeu à deputada estadual uma enxurrada de congratulações em suas redes sociais. Desde que anunciou a decisão, as mensagens com aplausos não pararam de chegar.

VEZZARO NA DISPUTA

Itacir Vezzaro (MDB) não é mais o secretário de Agricultura de Celso Góes. Ele pediu desincompatibilização do cargo e tornou-se potencial pré-candidato a vice-prefeito, com apoio do presidente da Câmara Municipal, Pedro Moraes, e de todo o “staff” emedebista estadual. Vezzaro foi vice-prefeito no primeiro mandato de Cesar Silvestri Filho.

CELSO, ABSOLUTO

Mais do que nunca, o prefeito Celso Góes tem todos os poderes para decidir como e com quem vai concorrer nas eleições de outubro. Chega ao final do mandato como “líder de grupo” e só caberá a ele decidir como será a composição da chapa com a qual disputará a reeleição. Os grupos que estão no entorno do Paço têm influência, mas Celso Góes conseguiu mantê-los a uma distância em que não ameaçam seu poder de mando. É importante para sua carreira política, tendo no horizonte uma possível candidatura a deputado estadual já em 2026. Se derrotar Dr. Antenor (PT), hoje deputado estadual e seu maior concorrente nas eleições municipais, enfraquece o petista também na disputa pela Assembleia Legislativa.

MÃO NO CETRO

Se a candidatura a deputado estadual de Celso Góes se viabilizar, ele será obrigado a renunciar ao mandato em 2026, e o vice-prefeito, ou vice-prefeita, assume automaticamente a chefia do Executivo Municipal. Isto torna a disputa pela vice ainda mais concorrida.

GUARAPUAVANISMO

Dr. Antenor foi ao gabinete da deputada Cristina Silvestri parabenizar e agradecer o voto contrário à privatização da educação. Cristina recebeu o petista com a educação e gentileza que lhe é peculiar. Prevaleceu o “espírito guarapuavanista”.

HÁ CONTROVÉRSIAS

Qual é a função do vice?

    Últimas Notícias