Agora > CIDADES

Tempo chuvoso deve permanecer até quinta-feira no Terceiro Planalto

Frente fria provocou queda de temperatura e temporais

11/03/2025

A frente fria chegou a Guarapuava nesta terça-feira (11), de um lado aliviando um período prolongado de intenso calor, de outro trazendo chuva e queda abrupta na temperatura. 

A mínima chegou a 17°C, com máxima de até 24°, em toda a Região Central do Paraná. 

Nas semanas anteriores, a máxima atingiu 36°, índice recorde para os padrões do Terceiro Planalto Paranaense.

O tempo chuvoso deverá permanecer pelo menos até quinta-feira, quando a estabilidade volta a predominar, mas ainda com clima mais ameno.

No mapa meteorológico nacional, a frente fria que sobe da Região Sul para o Sudeste mostra quadro generalizado de redução nas altas temperaturas das últimas semanas nessas regiões e no Centro-Oeste. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o avanço da frente fria favoreceu a ocorrência de chuvas intensas neste início de semana em áreas do Rio de Janeiro, do sul de Minas Gerais e da região metropolitana da capital.

No Sul, em áreas da faixa leste de Santa Catarina, como a região metropolitana de Florianópolis e do Vale do Itajaí, juntamente com o leste do Paraná, as condições do tempo trouxeram chuvas intensas, de 50 milímetros (mm) a 100 mm. O Inmet emitiu para esses locais o aviso laranja (perigo), ou seja, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

Na Região Nordeste, a atuação da zona de convergência intertropical (ZCIT), principalmente em áreas do Maranhão ao Ceará, também estão sob o mesmo aviso laranja. Assim como parte do centro-norte do Tocantins, no Centro-Oeste.

No Norte do país, as instabilidades aliadas ao calor e à alta umidade seguem com pancadas de chuva ao longo da semana, que devem ser mais intensas no Amapá e nordeste do Pará.

No Centro-Oeste, as áreas de maior instabilidade estão em Mato Grosso e no noroeste de Goiás, com pancadas de chuva durante a semana. Ao sul e leste de Goiás e parte de Mato Grosso do Sul, a tendência é de chuvas irregulares a partir desta quarta-feira (12).

    Últimas Notícias